PROJETO DE LEI Nº 887/2011



    EMENTA:
    INSTITUI NO ÂMBITO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO O DIA DO TORCEDOR DO BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS
Autor(es): Deputado DICA, DIONISIO LINS, DOMINGOS BRAZÃO, ENFERMEIRA REJANE, GILBERTO PALMARES, MARCOS ABRAHÃO, PAULO MELO, PAULO RAMOS, RAFAEL PICCIANI, ROSANGELA GOMES, SABINO, SAMUEL MALAFAIA, WAGNER MONTES, XANDRINHO


A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
RESOLVE:
Art. 1º - Fica instituído no calendário comemorativo do Estado do Rio de Janeiro, o dia do Torcedor do BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, a ser comemorado no dia 9 de agosto, de cada ano.

Art. 2º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação. 
Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 16 de agosto de 2011.



Deputados DICA, DIONISIO LINS, DOMINGOS BRAZÃO, ENFERMEIRA REJANE, GILBERTO PALMARES, MARCOS ABRAHÃO, PAULO MELO, PAULO RAMOS, RAFAEL PICCIANI, ROSANGELA GOMES, SABINO, SAMUEL MALAFAIA, WAGNER MONTES, XANDRINHO

JUSTIFICATIVA

Ao propor a criação do Dia do Torcedor do BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, não se pode deixar de falar nas diversas torcidas organizadas do time da Estrela Solitária considerada das mais vibrantes do futebol brasileiro, cuja história já o coloca entre os 12 maiores times do século XX. 
Em sua trajetória, o Botafogo que hoje conhecemos nasceu da fusão do Club de Regatas fundado em 1894, com o Botafogo Foootball Club nascida em 10 de março de 1904. 
Dada a excelência de seu futebol, passou a ser tratado como “O GLORIOSO” e, também, foi a casa de craques fantásticos como Heleno de Freitas, Zagalo, Quarentinha, Garrincha, Jairzinho e tantos outros. 
Mesmo tendo enfrentado alguns períodos de dificuldades em sua longa história, ainda hoje o Botafogo tem revelado talentos e alimenta sua torcida com grandes ídolos, inclusive alguns craques sul-americanos, que, junto à bandeira de seus países já levam no peito o amor ao time alvinegro. 
O dia escolhido para prestar esta homenagem a esse torcedor anônimo, em sua grande maioria, é a data do nascimento do craque do BOTAFOGO e da Seleção Brasileira Mário Jorge Lobo Zagallo, nascido em 9 de agosto de 1931 em Maceió.
Atuando como ponta-esquerda, conquistou títulos de campeão carioca e foi convocado para a seleção brasileira, que disputaria a Copa do Mundo em 1958, na Suécia. Era o armador pela esquerda, o desafogo da defesa, o idealizador do contra ataque, o ajudante no lateral, o formiguinha do time campeão do mundo. 
Como jogador foi bicampeão pelo Botafogo e bicampeão mundial pela Seleção Brasileira. No Botafogo, Zagallo participou da fase áurea do time, jogando ao lado de astros como Garrincha, Didi e Nilton Santos.
Seus títulos cariocas o levaram a seleção brasileira de futebol. Com ele o Brasil inovou taticamente e jogou em 1958 no esquema 4-3-3, pois Zagallo foi um ponta-esquerda que recuava para ajudar no meio-de-campo. Nessa Copa e na seguinte (1962) deixou na reserva Pepe, grande astro do Santos e companheiro de Pelé. 
Ele integrou o plantel da seleção brasileira nos campeonatos mundiais de 1950, 1954, 1958 e 1962, tendo sido o Capitão da seleção bicampeã nos dois últimos eventos.
Zagalo afastou-se dos gramados, como atleta, para se tornar um vitorioso técnico de futebol que levou a seleção a mais vitórias, como a Copa do Mundo de 1970 e a Copa do Mundo de 1994.
Nada melhor para marcar a fidelidade e o amor ao time que caracteriza o TORCEDOR DO BOTAFOGO que essa data, ainda mais que o grande Zagallo se encontra vivo, acaba de completar 80 anos e, felizmente, gozando de excelente saúde e da mesma e abençoada sorte que sempre o acompanhou. 
Razões pelas quais proponho este projeto de lei que institui no calendário oficial do Estado do Rio de Janeiro "O DIA DO TORCEDOR DO BOTAFOGO".